segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Quarteto Mousikê impressiona iratienses



Quarteto Mousikê impressiona iratienses
sexta-feira, 18 de setembro de 2009

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Em comemoração aos 65 anos de história, a FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) realizou no dia 11, no Auditório do Colégio Duque de Caxias, uma apresentação do Concerto do Quarteto Mousikê, que é uma ação cultural constituída de músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná. Estiveram presentes autoridades, alunos e demais convidados. O evento, que foi bastante descontraído e animado, encantou a todos.
O quarteto Mousikê é formado pelos artistas Consuelo Froehner, Chrsitianne Marie Falco Klingelfus, Renato Neves Shimith e Clodoaldo Nunes da Silva. 
Em 2004, o quarteto se reuniu com a proposta de apresentar o repertório para quarteto clássico de forma acessível ao público que aprecia a arte da Música. Suas apresentações passaram pela Biblioteca Pública do Paraná, Casa Gomm, sede da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), abertura da exposição “Grandes Pintores Paranaenses”, além de diversos outros eventos.
Durante os seus cinco anos de existência, os músicos se aperfeiçoaram em quartetos clássicos e românticos, principalmente Mozart, Haydn e Beethoven. Atualmente, o Quarteto Mousikê está evoluindo para os quartetos do período (Dvorák, Debussy, Ravel e Shostakovich, entre outros) e Contemporâneo, com ênfase em compositores brasileiros, inclusive paranaenses; entre eles, Alceo Bocchino, Rogério Krieger e Henrique de Curitiba.
ARTISTAS
Consuelo Forehner é natural de São Bento do Sul (SC), é formada pela EMBAP em Licenciatura em Música e Superior de Violino. É especialista em Educação Musical (EMBAP) e mestre em Educação Musical pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Atualmente, é violinista das orquestras Sinfônicas do Paraná, Orquestra de Câmara da PUC-PR, dos Quartetos Mousikê e Pantalla; e professora da EMBAP e da Paidéia Escola de Música.
Christianne Marie Falco Klingelfus é curitibana, formada pela EMBAP em Licenciatura em Música e Superior de Violino. É violinista na Orquestra de Câmara da PUC-PR desde sua fundação. Participa da Orquestra Filarmônica Eruditu, dirigida pelo Maestro Carlos Domingues. É violinista convidada da Orquestra Sinfônica do Paraná desde 1998, e da Orquestra de Câmara que acompanha o Coral de Itaipu, que já realizou concertos em Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e em diversos cidades do Paraná e Santa Catarina.
Renato Neves Schimith Começou a dar seus primeiros passos na música tocando na igreja. Como primeira experiência em orquestra de estudantes tocou na Orquestra Junior UFPR e foi aluno de viola da maestrina Hildegard Soboll Martins. Entre idas e vindas, dividindo suas atividades musicais de ensino musical e orquestra de câmera com a profissão de eletroeletrônico - trabalhando com robôs e máquinas de usinagem - a música falou mais alto. Hoje Renato se dedica inteiramente às atividades musicais. Continua com trabalho voluntário ensinando música na igreja e atua como arranjador e professor de violino e viola clássica em outras escolas. Participa de cursos, festivais e oficinas de música. É estudante do terceiro ano do Curso Superior de Licenciatura em Música e do terceiro ano do Curso Avançado em Viola, classe do Prof. Roberto Hübner e violista da Orquestra de Cordas e da Orquestra Sinfônica da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP. Seu projeto de futuro é fazer o Curso Superior de Viola, continuar dando aulas de instrumento e ingressar em uma orquestra profissional
Clodoaldo Nunes da Silva é natural de Londrina, iniciou seus estudos de violoncelo aos 19 anos. Participa das Orquestras Juvenil e Sinfônica da EMBAP, da Orquestra Juvenil da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e do Grupo de Cordas – Prática Musical em Conjunto da EMBAP. Atua como cellista convidado da Orquestra Sinfônica da UEL (Universidade Estadual de Londrina) desde 2005 e é o novo cellista do Quarteto Mousikê.
APRESENTAÇÃO
Em Irati, a apresentação foi maravilhosa, o quarteto Mousikê tocou músicas de vários artistas renomados, como Antonio Lucio Vivaldi; Wofgang Amadeus Mozart; Ernani Henrique Chaves Aguiar e Andrew Lloyd Webber; Pixinguinha; Carlos Gardel; Lennon e McCartney; entre outros. Todos os convidados saíram satisfeitos da apresentação, que foi emocionante.  

Disponível em: 
http://www.folhadeirati.com.br/noticias/noticia.asp?id=7412


Foi Bem/Foi Mal
Um prazer único para quem teve a oportunidade de assistir e ouvir ao Quarteto Mousikê.
Evento promovido pelo Fiep, em ação cultural no último dia 11.
Disponível em:
Folha de Irati - sexta-feira, 18 de setembro de 2009.


Oásis 
De vez em quando a luz do fim do túnel não é a do trem vindo de lá prá cá. Foi o que aconteceu sexta-feira, dia 11, no salão nobre do (pra mim) Grupo Escolar Duque de Caxias. Promoção pelos 65 anos da Federação das Indústrias do Paraná, trouxe à Irati o Quarteto Mousikê. Violinos: Consuelo Froehner e Cristiane Marie Falco Klingelfus; viola, Márcio Ferreira Rodrigues e, violoncello, Clodoaldo Nunes Silva. Uma luz que bem que podia se repetir mais vezes.
Mas em país chitãos e xororós, a luz fica mais por conta do trem em sentido contrário mesmo. De qualquer forma valeu o esforço do Enezito Ruppel.

Marco Leite

Publicado em Hoje Centro Sul - Ed. 486 - 16/09/2009
Disponível na íntegra em:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você achou nosso trabalho interessante, envie seu comentário, crítica ou sugestão.