quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quarteto Mousikê: boa notícia! ótima música!




A felicidade que me inunda por saber dessa notícia é tão grande que nem vou perder tempo descrevendo, vou direto para a notícia: Neste dia 10 de outubro, às 20h, no Centro Cultural Schubert de Umuarama, teremos uma apresentação de Música de Câmara, serão várias obras clássicas executadas por um Quarteto de Cordas.
Um Quarteto de Cordas é geralmente composto pela seguinte combinação de instrumentos: dois violinos, uma viola (a clássica, não a caipira) e um Violoncelo. Nesse caso específico seremos apresentados ao Quarteto Mousikê, de Curitiba, cujo nome nos remete à palavra grega que originou o termo “Música”, que significa “a arte das musas”.
O repertório do Mousikê é composto por obras de compositores clássicos como Mozart, Haydn (grande expoente do formato, considerado o pai dos quartetos de corda) e Beethoven; modernos como Dvorák, Debussy, Ravel e Shostakovich e também por compositores contemporâneos como Pixinguinha, Carlos Gardel, Lennon e McCartney. Pois é, não precisa nem dizer que só teremos músicas belas e emocionantes.
Considerando a falta de convívio e prática nesse tipo de evento, pincei por aí uma dica que pode ser bastante útil num espetáculo de música clássica, deixando você mais relaxado para aproveitar somente a música, sem outros “grilos”. Vamos lá:
As obras clássicas são compostas de várias partes chamadas “movimentos”, entre os quais os músicos (e a platéia) fazem um breve momento de silêncio antes de dar continuidade na execução da peça. O aplauso só acontece após tocados todos os movimentos. Mas não se preocupe se você não sabe quando termina um movimento ou a obra completa, na entrada do espetáculo todas as pessoas receberão o Programa do espetáculo, indicando as músicas a serem tocadas e a quantidade de movimentos de cada uma delas. Portanto use e abuse do programa para um melhor aproveitamento da apresentação e, ao final, não o jogue fora, leve-o pra casa e pesquise mais sobre os autores e as obras apresentadas na noite. Garanto que assim haverão outros bons momentos de prazer sonoro para você.
Esse espetáculo acontece em comemoração aos 65 anos da FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e chega até Umuarama através do esforço da própria FIEP, da Prefeitura Municipal de Umuarama e do SESI-PR. Esforço que deveria ser feito centenas de outras vezes por ano, pois existem ótimos projetos de música clássica (e outros estilos) no Paraná e Brasil afora, além de muitos incentivos para que esses projetos circulem. Portanto, não perca essa ótima chance de se expor à beleza imortal da Música Clássica e mostre que em Umuarama existe público para todos os tipos de manifestações artísticas e culturais.

Serviço:
Espetáculo: Quarteto Mousikê
Local: Centro Cultural Schubert, Umuarama
Data: 10 de Outubro
Horário: 20h
Preço: Entrada Franca
Censura: Livre
Detalhes: Confirmar presença pelo telefone (44)3626-8478
ou pelo e-mail giulliana.vieira@fiepr.org.br

Matéria publicada no Jornal de Umuarama Ilustrado - 4 de outubro de 2009.
Por: Tiago Knoll Inforzato
Disponível na íntegra em:
http://www.ilustrado.com.br/edicoes/download.php?data=041009&arquivo=cultura15.pdf 
Jornal Umuarama Ilustrado
(44) 3621-2500


Umuarama assistirá espetáculo de música clássica celebrando os 65 anos da FIEP




Em comemoração aos 65 anos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Sesi Paraná e as coordenadorias regionais da Fiep levarão uma programação especial de cultura para treze cidades do interior do Estado.
A partir de setembro, Paranavaí, Maringá, Francisco Beltrão, Pato Branco, Cascavel, Campo Mourão, Irati, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon, Toledo, Umuarama, Arapongas e Rio Negro serão palcos para espetáculos de balé e de música. Para Umuarama ficou definido que será realizada uma apresentação musical.
A programação começa com o quarteto “Mousikë”, que apresentará um repertório que vai do clássico (Mozart, Haydn e Beethoven), passando pelo moderno (Dvorák, Debussy, Ravel e Shostakovich, entre outros), até o estilo contemporâneo. Tudo isso ao som de dois violinos, uma viola e um violoncelo. A primeira apresentação será em Irati, no dia 11 de setembro, no Colégio Estadual Duque de Caxias. O grupo “Mousike” se apresentará na noite do sábado 10 de outubro, no palco do Centro Cultural de Umuarama.
Todos os espetáculos são gratuitos e direcionados a trabalhadores da indústria, empresários, representantes de sindicatos e comunidade.

Coluna Italo colunaitalo@yahoo.com.br
Disponível na íntegra em: http://www.ilustrado.com.br/noticias.php?edi=270809&id=00000024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você achou nosso trabalho interessante, envie seu comentário, crítica ou sugestão.