quinta-feira, 7 de abril de 2011

"Babilônia Cultural" mostra projetos para as indústrias

Babilônia Cultural - 05/04/2011
Realizado pela ABRH-PR e o Sesi, o evento buscou estimular as empresas a implantarem projetos culturais como parte da política de gestão de pessoas


Empresários e profissionais de recursos humanos das indústrias participaram quarta-feira (30) do evento "Babilônia Cultural", que apresentou os programas da área de cultura desenvolvidos pelo Sesi Paraná. A realização foi uma parceria da entidade com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR).
O Quarteto Mousiké abriu o evento e o ator Rafael Camargo emocionou o público declamando poemas de Fernando Pessoa. O consultor Rogério Carnasciali falou apresentou sobre a opção que as indústrias têm de usar leis de incentivos fiscais para projetos culturais voltados aos colaboradores e familiares e à comunidade do entorno. Alunas do Colégio Sesi Ensino Médio se apresentaram, com dança.
"Hoje em dia há um entendimento geral de que a cultura se insere no processo de desenvolvimento sustentável das empresas", disse o diretor superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares. "Cada vez mais as organizações entendem que a gestão focada nas pessoas é que faz toda a diferença. A cultura é um elemento essencial para valorizar as pessoas, para elevar o conhecimento e ampliar os horizontes", disse ele.
O diretor cultural da ABRH-PR, Sérgio Spinato, explicou que o objetivo do evento foi orientar e incentivar as indústrias a implantarem projetos culturais como parte da política de gestão de pessoas. "A nossa entidade tem como missão disseminar ações que permitam o pleno desenvolvimento humano. O acesso à cultura faz parte desse processo", afirmou ele.
Música e teatro - A gerente da área de Cultura do Sesi Paraná, Anna Zétola, apresentou aos empresários e profissionais de RH das indústrias os projetos e ações desenvolvidos pela entidade, que as indústrias podem oferecer aos seus colaboradores.
Entre os vários projetos, alguns, como o Festival de Música, são exclusivos para industriários. Nas ações abertas ao público, como o Sesi Música (que  traz a Curitiba, todo mês, um importante nome da MPB), e espetáculos teatrais e de danças promovidos ou patrocinados pela entidade, os industriários pagam meia entrada. Além disso, metade dos ingressos são destinados às indústrias, para serem sorteados entre os colaboradores.
Entre outras ações de destaque estão o Circuito Cultural (mostras de teatro, danças, música e circo) para o interior do Estado; o Núcleo de Dramaturgia (que forma novos autores de teatro e que já está sendo replicado nas principais cidades do interior), o Zoom Cultural (que promove debate de literatura com artistas de várias áreas).
Segundo Anna Zétola, desde que a área cultural do Sesi-PR foi estruturada, em 2008, a entidade já realizou 1.500 ações de cultura, recebendo cerca de 317 mil expectadores. Cerca de 2.680 indústrias receberam ações diretamente em seus ambientes de trabalho. Mais de 47 mil trabalhadores tiveram acesso às ações culturais promovidas pelo Sesi.
Outra ação ressaltada por Anna é a consultoria para orientar as indústrias a usarem o benefício da lei de incentivo fiscal. O produtor e consultor do Sesi-PR  Rogério Carnasciali falou sobre as possibilidades de as empresas utilizarem recursos da Lei Rouanet para projetos culturais destinados aos colaboradores e familiares e à comunidade do entorno.
"São recursos que existem e que podem ser utilizados. Hoje, na maioria dos casos, os recursos de incentivo fiscal são aplicados pelas empresas em projetos de marketing. Mas é possível usá-los para projetos internos", explicou ele.
É possível o desenvolvimento de projetos como formação de contadores de estórias, formação de grupos de teatro, de dança, de música e de grupos de corais, ou promover espetáculos dessas artes para os trabalhadores e familiares.
Outros projetos que as empresas podem implementar são formação de oficinas de artes visuais, produção de documentários, exibição de filmes. 
Disponível em 07/04/2011 em:







No You Tube, disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você achou nosso trabalho interessante, envie seu comentário, crítica ou sugestão.