quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mousiké na Prática Artística da EMBAP

O Quarteto Mousiké apresentou-se ontem, 06/04/2011, às 19:30h na Prática Artística da EMBAP,  no novo auditório da Rua Francisco Torres, nº 257.


Sobre o Programa: 

A utilização de material folclórico e popular em peças de concerto permeou a obra de grande parte dos compositores do século XX. O programa apresentado evidencia essa influência no trabalho de cinco importantes compositores. Nos Estados Unidos, um ótimo exemplo de influência popular, mais especificamente do Jazz, é o compositor George Gershwin.
Andrew Lloyd Webber, com seus musicais, tornou-se detentor de uma das maiores fortunas da Inglaterra. No Brasil, Rogério Krieger, curitibano, formado na EMBAP, viveu anos em Portugal e também se utiliza do folclore e do popular no seu Ponteio. Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha dispensam rótulos: eles são a mais pura essência da música brasileira.


PROGRAMA

George Gershwin                        I Got Rhythm – arr. Ira Gershwin
                                                    Swanee – arr. Irving Caesar
                                                    Embraceable You – arr. Ira Gershwin

Andrew Lloyd Webber               Suite nº 1 from Cats - arr. Tony Osborne
                                                    - The Old Gumbie Cat
                                                    - Memory
                                                    - Skimbleshanks    

Rogério Krieger                         Ponteio

Chiquinha H. Gonzaga                Gaúcho da Opereta Forrobodó – arr. Neves

Pixinguinha                                Descendo a Serra
                                                Carinhoso


Músico Convidado
Otávio Augusto Chagas da Silva - Pandeiro


"Babilônia Cultural" mostra projetos para as indústrias

Babilônia Cultural - 05/04/2011
Realizado pela ABRH-PR e o Sesi, o evento buscou estimular as empresas a implantarem projetos culturais como parte da política de gestão de pessoas


Empresários e profissionais de recursos humanos das indústrias participaram quarta-feira (30) do evento "Babilônia Cultural", que apresentou os programas da área de cultura desenvolvidos pelo Sesi Paraná. A realização foi uma parceria da entidade com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR).
O Quarteto Mousiké abriu o evento e o ator Rafael Camargo emocionou o público declamando poemas de Fernando Pessoa. O consultor Rogério Carnasciali falou apresentou sobre a opção que as indústrias têm de usar leis de incentivos fiscais para projetos culturais voltados aos colaboradores e familiares e à comunidade do entorno. Alunas do Colégio Sesi Ensino Médio se apresentaram, com dança.
"Hoje em dia há um entendimento geral de que a cultura se insere no processo de desenvolvimento sustentável das empresas", disse o diretor superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares. "Cada vez mais as organizações entendem que a gestão focada nas pessoas é que faz toda a diferença. A cultura é um elemento essencial para valorizar as pessoas, para elevar o conhecimento e ampliar os horizontes", disse ele.
O diretor cultural da ABRH-PR, Sérgio Spinato, explicou que o objetivo do evento foi orientar e incentivar as indústrias a implantarem projetos culturais como parte da política de gestão de pessoas. "A nossa entidade tem como missão disseminar ações que permitam o pleno desenvolvimento humano. O acesso à cultura faz parte desse processo", afirmou ele.
Música e teatro - A gerente da área de Cultura do Sesi Paraná, Anna Zétola, apresentou aos empresários e profissionais de RH das indústrias os projetos e ações desenvolvidos pela entidade, que as indústrias podem oferecer aos seus colaboradores.
Entre os vários projetos, alguns, como o Festival de Música, são exclusivos para industriários. Nas ações abertas ao público, como o Sesi Música (que  traz a Curitiba, todo mês, um importante nome da MPB), e espetáculos teatrais e de danças promovidos ou patrocinados pela entidade, os industriários pagam meia entrada. Além disso, metade dos ingressos são destinados às indústrias, para serem sorteados entre os colaboradores.
Entre outras ações de destaque estão o Circuito Cultural (mostras de teatro, danças, música e circo) para o interior do Estado; o Núcleo de Dramaturgia (que forma novos autores de teatro e que já está sendo replicado nas principais cidades do interior), o Zoom Cultural (que promove debate de literatura com artistas de várias áreas).
Segundo Anna Zétola, desde que a área cultural do Sesi-PR foi estruturada, em 2008, a entidade já realizou 1.500 ações de cultura, recebendo cerca de 317 mil expectadores. Cerca de 2.680 indústrias receberam ações diretamente em seus ambientes de trabalho. Mais de 47 mil trabalhadores tiveram acesso às ações culturais promovidas pelo Sesi.
Outra ação ressaltada por Anna é a consultoria para orientar as indústrias a usarem o benefício da lei de incentivo fiscal. O produtor e consultor do Sesi-PR  Rogério Carnasciali falou sobre as possibilidades de as empresas utilizarem recursos da Lei Rouanet para projetos culturais destinados aos colaboradores e familiares e à comunidade do entorno.
"São recursos que existem e que podem ser utilizados. Hoje, na maioria dos casos, os recursos de incentivo fiscal são aplicados pelas empresas em projetos de marketing. Mas é possível usá-los para projetos internos", explicou ele.
É possível o desenvolvimento de projetos como formação de contadores de estórias, formação de grupos de teatro, de dança, de música e de grupos de corais, ou promover espetáculos dessas artes para os trabalhadores e familiares.
Outros projetos que as empresas podem implementar são formação de oficinas de artes visuais, produção de documentários, exibição de filmes. 
Disponível em 07/04/2011 em:







No You Tube, disponível em:

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Quintas no BNDES - Temporada 2011

A agenda anual foi cuidadosamente definida para conformar os diversos estilos e gêneros, proporcionando espetáculos inesquecíveis para o público do Quintas.

MARÇO
31 - Elza Soares - Arrepios

ABRIL
07 - Moacyr Luz
14 - Adriana Moreira - Em Nome da Arte
28 - Ana Costa - Novos Alvos

MAIO
05 - Luiz Melodia - Estação Melodia
12 - Sergio Santos - Litoral e Interior
19 - Alaíde Costa canta Johnny Alf em Tom de Canção
26 - Ana Clara Horta

JUNHO
02 - Alexandre Leão - Dois Cordões
09 - Beto Guedes
16 - Célia & Celma - Vida e Viola
30 - Lúcio Sanfilippo - A Flor do Velho Engenho

JULHO
07 - Trio Aquarius 20 anos

14 - Byafra e a Pop Camerata da UFRJ - Em Concerto
21 - Thiago Ferté Quarteto - Underground Scene
28 - Quarteto Mousikê interpreta Ernani Aguiar

AGOSTO
04 - Pau Brasil - Passando a Limpo
11 - Eduardo Dusek
18 - Gafieira na Surdina
25 - Thiago Amud - Lançamento do CD Sacradança

SETEMBRO
01 - Carlos Malta -Tudo Azul
08 - Quinteto Persch - Acordeão de Concerto
15 - Raul de Barros - Raul 55 anos
22 - Soukast
29 - Itiberê Orquestra Família

OUTUBRO
06 - Délia Fischer - Presente
13 - Tatiana Parra e Andrés Beeuwsaert - Logo Aqui
20 - Valéria Lobão - Chamada
27 - Ilana Volcov - Banguê

NOVEMBRO
03 - Marcos Valle - Contrastes
10 - Chico Saraiva - Sobre Palavras
17 - Julio Dain - Apenas Humanos

24 - André Carvalho - Tempo do Tanto


DEZEMBRO
01 - Pinho Brasil - Madeira de lei
08 - Grupo Triunvirato
15 - Wilson Moreira Em Versos e Quadras
22 - Marta Leal - Em Boa Companhia

Disponível em 03/04/2011 em:
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/Cultura/Quintas_no_BNDES/Temporada_2011/index.html